top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png
BNR-728x90-ANIV-CAMACARI---02.gif

Será mesmo? “Candeias vive o melhor momento na educação”, diz prefeito

A cidade de Candeias na região Metropolitana de Salvador está abismada devido ao caso do abuso sexual a uma estudante de 6 anos por um garoto de 10 anos na dependência da Escola Municipal Tércia Borges localizada no bairro Ouro Negro. O caso está sendo investigado e apurado pelas autoridades locais.


Desde o dia (16/3), quando diversos meios de comunicação noticiaram sobre o fato, os moradores estão revoltados, abismados e abalados por conta da gravidade da situação.


Na tarde desta última sexta-feira (17), o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, por meio de Redes Sociais realizou um pronunciamento, mesmo lamentando o gestor Municipal relatou que o caso foi um fato isolado e justificou que casos assim também já ocorreram em outras cidades. E que as autoridades responsáveis estão acompanhando o caso.


Na oportunidade, Pitágoras aproveitou para falar dos avanços do município e dos investimentos na educação. Avanços estes que não são vistos de acordo com dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), pois no Ensino Fundamental II a cidade de Candeias teve a pior nota da Região Metropolitana em 2021.


Confira abaixo as notas do Ensino Fundamental II, por município:


Média Nacional - 5,1

Madre de Deus - 4,9

Mata de São João - 4,9

Camaçari - 4,8

Dias D'avila - 4,6

Itaparica - 4,6

Vera Cruz - 4,4

Simões Filho - 4,3

Lauro de Freitas - 4,2

São Francisco do Conde - 4,0

São Sebastião do Passé - 3,6

Candeias - 3,2


INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO


Apesar das reformas e construção de praças, nos últimos 6 anos o município não teve nenhuma escola construída, pelo contrário as escolas que foram reformadas mantém a sua mesma estrutura ganhando apenas alguns benefícios ou recursos que não possuíam. E muitas escolas que foram reformadas foram relicitadas por terem sido abandonadas pelas empresas vencedoras da licitação, e também duraram mais de um ano ou até dois anos em reforma, tendo escolas que até o momento ainda não foram concluídas.


INVESTIMENTO DO GOVERNO DO ESTADO


A única escola que está sendo construída em Candeias atualmente é a do Colégio da Polícia Militar sendo uma obra de grande porte realizada em sua totalidade pelo Governo do Estado e que em breve será entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues.


FARDAMENTO ESCOLAR

Após denúncias e reclamações de pais e responsáveis depois de quase dois anos o município iniciou a entrega do fardamento escolar para os alunos da Rede Municipal. Parafraseando a vereadora da cidade de Madre de Deus, Jodiane de Jajai, “Fardamento escolar é justiça social, pois quando você distribui o fardamento independente do nível socioeconômico das famílias, os estudantes estarão com a mesma vestimenta trazendo equiparação para o ambiente escolar”. Com isto, após dois anos a Justiça Social do fardamento está chegando as escolas do município.


DEFASAGEM DE PESSOAL NAS ESCOLAS


O prefeito de Candeias também presenteou aos servidores municipais aposentados com demissão em massa no último dia de 2021. Sendo mais de 600 funcionários demitidos muitos destes lotados na Secretaria da Educação ocasionando ausência de pessoal nas escolas como funcionários de apoio, auxiliar de classe, professores e coordenadores. De acordo com o Diário Oficial de 31/12/2021 - Edição nº 3856.


Vale ressaltar que devido a ilegalidade das demissões muitos servidores que entraram na justiça contra a Prefeitura de Candeias já conseguiram retornar ao cargo.


Confira o vídeo do prefeito de Candeias:


CLIMA EM CANDEIAS 

PARCEIRO CANDEIAS FALA

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

PARCEIRO CANDEIAS FALA

bottom of page