top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png
BNR-728x90-ANIV-CAMACARI---02.gif

Prefeitura de Candeias é a primeira da RMS a lançar Operação Chuva 2021

A Prefeitura de Candeias lançou a Operação Chuva nesta segunda-feira (15), que é estabelecida pelo Decreto n° 023/2021. A operação visa atender as demandas de alagamentos, enchentes e desabamentos em nosso município no período chuvoso, de

março a julho.




O objetivo da operação é implementar ações que possam modificar atitudes da população, que residam ou não em áreas de riscos e, para que estes, possam identificar pontos críticos e informar aos órgãos competentes. O decreto, aliado com as ações, visa informar à população e despertar noções de riscos aos moradores, buscando evitar situações críticas neste período.



O prefeito Dr. Pitágoras, realizou o lançamento da Operação nesta segunda-feira e falou sobre a importância e o cuidado que a população deve ter durante esses meses, “Desde o dia 1° de março, iniciamos a Operação Chuva e, diariamente, estamos realizando ações preventivas para evitar transtornos. Pedimos a colaboração de toda a toda população, que evitem descartar lixo em locais inadequados e realizar construções irregulares, para contribuir assim com a nossa cidade e evitar acidentes”.



Pitágoras, citou diversas ruas que foram realizadas intervenções para evitar possíveis

alagamentos, como, por exemplo, a Rua Maranhão, no bairro da Pitanga, que sofria anualmente com diversos alagamentos. A via, hoje em dia, não alaga mais, após uma intervenção de escoamento de água de chuva.



Abdoral Junior, superintendente da Defesa Civil, falou sobre ações realizadas. “Buscamos trabalhar com planejamento de maneira preventiva, como aplicações de lonas e limpeza em diversas áreas do município, visando evitar alagamentos e desabamentos. Nós, da Defesa Civil, estamos treinados, equipados e capacitados para atender nossa população”.



Em Candeias, foi tomado como parâmetro, o ano 2020, que teve os maiores índices de chuva dos últimos 20 anos. Os registros acumulados entre os meses de abril a julho foram de 1.340,9 mm, quando a média histórica é de 867,9 mm. As fortes chuvas provocaram diversas ocorrências como alagamentos e deslizamentos em quase todos os bairros, e também fortes enxurradas devido ao grau de inclinação das ruas e encostas.




Desde 2018, a Prefeitura de Candeias através da Secretaria de Serviços Públicos, investiu em equipamentos e na capacitação dos seus colaboradores, para melhor atender as demandas do município através de técnicos e analistas devidamente capacitados.



A Defesa Civil está realizando diversas ações como a drenagem de canais de macro e micro drenagem, limpeza de bueiros, córregos, manilhas e podagem de árvores. Os agentes estão realizando também a contenção e a estabilização de encostas, através da cobertura com lonas plásticas nas áreas mais vulneráveis, intensificando assim as vistorias de campo em todo município.



O Disk Defesa Civil está disponível para atender toda população, em caso de alagamentos, enchentes e desabamentos. Em algum desses casos, entre em contato pelo número: 199, 3601-6016 ou 3605-2574.


Texto: Lauderlan Leal - PMC.

Fotos: Rafael dos Anjos.

CLIMA EM CANDEIAS 

PARCEIRO CANDEIAS FALA

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

PARCEIRO CANDEIAS FALA

bottom of page