Madre de Deus participa do Encontro Nacional das Defesas Civis Municipais em Brasília
- Santos
- 12 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

O município de Madre de Deus esteve representado no Encontro Nacional das Defesas Civis Municipais, realizado em Brasília/DF, nos dias 6 e 7 de novembro, reunindo prefeitos, gestores e especialistas de todo o país com um propósito comum: fortalecer a gestão de riscos e desastres nas cidades brasileiras. A abertura do evento contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, além de prefeitos de municípios atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Representando Madre de Deus, o coordenador municipal de Defesa Civil, Girlécio Rodrigues, destacou a importância do encontro como espaço de diálogo e mobilização por políticas públicas mais eficazes na prevenção de desastres.“Prefeitos, gestores e agentes de todo o Brasil uniram suas vozes em um importante chamado: é urgente fortalecer a prevenção e a resiliência nos municípios”, afirmou.
Durante o encerramento, foi apresentada a Carta de Brasília, documento que sintetiza as principais demandas e compromissos do encontro. Entre os pontos destacados estão:
A necessidade de mudança na forma de atuação do Governo Federal, hoje centrada apenas em respostas emergenciais;
A criação de programas estruturados e permanentes, com transferência direta e transparente de recursos;
E o fortalecimento da autonomia municipal frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. A carta encerra com um princípio que resume o espírito do encontro:
“O país só será resiliente com todos os municípios resilientes.”
Com participação ativa e comprometida, Madre de Deus reafirma seu compromisso com a gestão preventiva, a segurança da população e o fortalecimento da cultura de resiliência.








Comentários