Formação Professor Extraordinário emociona e fortalece a prática pedagógica na Escola Joias de Cristo
- Santos
- 27 de jul.
- 2 min de leitura

No sábado, 26 de julho de 2025, a Escola Joias de Cristo foi palco de um dos momentos mais significativos do ano letivo: a terceira edição da formação Professor Extraordinário. O evento, pensado com zelo e excelência, reafirma o compromisso da instituição com a formação contínua e valorização do corpo docente, reconhecendo que a qualidade da educação começa com professores bem preparados, inspirados e protagonistas do seu fazer pedagógico.

O grande diferencial da formação foi o protagonismo dos próprios professores, que conduziram as apresentações com maestria, desenvoltura e profundo conhecimento sobre temas que emergem diretamente da realidade vivida em sala de aula. A cada tema apresentado, era montado simbolicamente uma peça de um quebra-cabeça, representando a construção coletiva de uma escola viva, intencional e comprometida com o que realmente importa: o aprendizado integral dos estudantes.

A simbologia do quebra-cabeça emocionou os presentes, ao mostrar, peça por peça, que cada tema, cada prática, cada professor, é essencial para formar a escola que desejamos: humana, acolhedora, exigente e transformadora.

O evento contou ainda com uma banca composta por profissionais experientes da área da educação, que contribuíram com reflexões, sugestões e elogios, enriquecendo ainda mais o momento formativo.

Durante o encontro, os seguintes temas foram abordados com profundidade e sensibilidade:
Planejamento Pedagógico Intencional: a importância de planejar com propósito, conhecendo o contexto dos alunos e alinhando objetivos claros às atividades propostas.

Rotina Estruturada e Flexível: como uma rotina bem organizada, mas sensível às necessidades da turma, pode favorecer a autonomia, segurança e engajamento dos estudantes.
Avaliação Formativa e Contínua: a avaliação como processo e não como fim, valorizando o percurso do aluno e utilizando registros e intervenções que realmente promovem a aprendizagem.
Brincadeira como Eixo Central da Aprendizagem: o brincar como direito, linguagem e estratégia pedagógica, especialmente nos anos iniciais da escolarização.

Inclusão na Prática: Do Discurso à Ação na Sala de Aula: práticas inclusivas reais, que reconhecem as singularidades dos alunos e buscam estratégias para que todos aprendam juntos e com qualidade.
Alfabetização e Letramento: os caminhos da alfabetização com sentido, integrando práticas de leitura e escrita à vida dos alunos e ao seu repertório cultural.

A formação Professor Extraordinário demonstrou, mais uma vez, que educar é uma missão coletiva e que, quando professores se unem, estudam, compartilham e constroem juntos, a escola se torna um espaço ainda mais potente para transformar vidas.
A Escola Joias de Cristo parabeniza todos os educadores que participaram deste momento memorável e reforça o seu compromisso com uma educação de excelência, humanizada e inovadora.








Comentários