top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png

Festejos à Nossa Nossa Senhora das Candeias receberá o título de Patrimônio Imaterial da Bahia

Após a aprovação definitiva do título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Bahia aos festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias, em votação realizada nesta quinta-feira (23), o texto será sancionado nos próximos dias pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. O ato ocorreu durante a 1ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O registro definitivo foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), após ser aprovado pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN). Com o reconhecimento dos festejos como patrimônio Imaterial e Cultural da Bahia, todas as manifestações de fé as romarias a Nossa Senhora das Candeias ganham um novo sentido, já que atestam “a qualidade do bem e sua importância para o conjunto da sociedade, é protegê-los da ação humana predatória, garantindo a permanência da memória e da identidade social de um determinado local ou comunidade”, segundo o IPAC.

O órgão elaborou um parecer que analisou o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. Durante o processo, os técnicos do IPAC realizaram visitas ao Santuário e entrevistou diversas pessoas que fazem parte da história. A abertura do processo de patrimonialização foi feita em 2018, após a sanção da lei estadual que incluiu os Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial de Festas da Bahia.

Milhares de fiéis participam dos 11 dias de festa na Praça que leva o nome de Nossa Senhora das Candeias para louvar, pedir e agradecer por graças alcançadas. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país.

O Santuário Nossa Senhora das Candeias movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro chegando a receber milhares de romeiros anuais para conhecer o santuário e a fonte milagrosa. Os festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro.

Comments


PARCEIRO CANDEIAS FALA

CLIMA EM CANDEIAS 

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

bottom of page