Caos na Educação: Estudantes universitários de São Francisco do Conde sofrem com descaso da Prefeitura e o não pagamento da bolsa universitária
- Santos
- 28 de mar.
- 2 min de leitura

Em meio a um cenário de crise e abandono, estudantes universitários de São Francisco do Conde estão vivendo um verdadeiro pesadelo. De acordo com informações a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação já atrasou três meses a bolsa universitária, os atrasos são referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março.
Os universitários do município clamam por socorro enquanto o prefeito Antônio Calmon e a Secretária de Educação Vanessa Dantas permanecem em silêncio ensurdecedor diante dessa calamidade.
De acordo com um relato angustiante de um dos estudantes, a situação é desesperadora:
"Os estudantes universitários de São Francisco do Conde, vem por meio desta mensagem pedir ajuda, estamos com 3 meses sem receber a bolsa universitária. Já realizamos o recadastramento e, ao buscar informações na Secretaria de Educação, nos informaram que não foi repassado o dinheiro para o pagamento dos universitários (No caso a prefeitura não repassou o pagamento para o financeiro).", disse o estudante.
O caos não para por aí. Segundo estudantes a falta de pagamento das mensalidades estão acumulando juros exorbitantes que a bolsa não cobrirá, e a frota de transporte estudantil foi drasticamente reduzida, tornando uma simples viagem uma verdadeira batalha. Tem dias que estudantes enfrentam ônibus lotados, e os jovens veem seus sonhos de qualificação profissional serem esmagados pela ineficiência da gestão.
A pergunta que ecoa pelas ruas da cidade é: onde está o prefeito Calmon e a Secretária de Educação Vanessa Dantas enquanto o futuro dos jovens é comprometido?
“A administração municipal parece ignorar o nosso desespero, seguem sem respostas concretas ou uma solução definitiva. Em um município que enfrenta problemas em diversas áreas, o descaso com a educação soa como um golpe cruel nos sonhos de nós jovens que buscamos um futuro melhor. A falta de transparência e compromisso por parte da gestão é uma para todos afronta àqueles que acreditam que a educação é a chave para transformar vidas. Será que o prefeito Antônio e a Secretária Vanessa Dantas vão continuar ignorando essa crise, deixando estudantes sem perspectiva e com o futuro em jogo? Exigimos respostas e, mais do que isso, ação imediata para resolver a situação.”, questionou o estudante.
Com o relato vemos que o futuro dos estudantes universitários da cidade não pode continuar sendo tratado com tamanho descaso. É necessário que as autoridades assumam suas responsabilidades e garantam os direitos básicos de quem luta diariamente por um amanhã melhor. Fica o questionamento: Onde está o compromisso com a educação, prefeito Antônio Calmon e da secretária Vanessa Dantas?








Comentários