Candeias: Vereadora Amiga Jú cobra pagamento do precatório para aposentados e inativos; veja vídeo
A vereadora de Candeias, Amiga Jú (Republicanos), utilizou as suas redes sociais nesta última quarta-feira(24/01), para cobrar ao prefeito de Candeias, Pitagoras Ibiapina e Prefeitura de Candeias o pagamento dos precatórios aos servidores aposentados e ex-servidores da educação do município de Candeias na Região Metropolitana.
Em dezembro ao realizar o pagamento do precatório para os servidores ativos da Rede Municipal o prefeito prometeu nas redes sociais iniciar os pagamentos dos aposentados e inativos em janeiro. De acordo com o Decreto de n° 091/2023 de 20 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a relação final dos beneficiários do precatório do FUNDEF e da regulamentação do processo de pagamento. O pagamento seria iniciado a partir do dia 22 de janeiro, fato este que hoje 27 de janeiro ainda não aconteceu e se quer foi divulgado previsão.
A publicação diz: “ § 2º. Os profissionais do Magistério, inativos e os demais identificados na relação final dos beneficiários publicada através deste decreto (Anexo l) e que não estejam na folha de pagamento do Município de Candeias - BA, terão seu pagamento através de processo individual a partir do dia 22 de janeiro de 2024”.
Até o momento o prefeito Pitagoras Ibiapina não se manifestou para falar sobre o início dos pagamentos, fato este que vem gerando insatisfação e revolta nos servidores aposentados e profissionais inativos na rede.
Uma servidora aposentada que preferiu não se identificar temendo possíveis retaliações afirmou, “Trabalhei mais de 20 anos em Candeias, me aposentei e muitos dos meus ex-alunos são profissionais de excelência, não entendo essa amarração da Prefeitura e do prefeito Pitagoras para pagar aos profissionais da educação o que lhe é de direito, as vezes sinto vontade de chorar tamanha a humilhação que nós profissionais da educação temos passado neste município, queremos um cronograma real de pagamento e não meras palavras nas redes sociais”, relatou a ex-servidora.
Os profissionais da educação inativos na rede e aposentados esperam resposta da Prefeitura de Candeias e do prefeito Pitagoras Ibiapina com um cronograma de pagamento.
Commentaires