top of page
CANDEIAS%20FALA!_edited.png

Candeias: Professores recebem treinamento para melhor atender alunos autistas do município

  • Santos
  • 25 de mar.
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Candeias, por meio das secretarias de Educação e Saúde, continua avançando no preparo e acolhimento para pessoas autistas que utilizam a rede municipal de ensino. Na tarde desta segunda-feira (24), professores e auxiliares de classe que trabalham diretamente com autistas passaram por mais uma formação sobre o tema. 


O encontro foi acompanhado de perto pela primeira dama da cidade, Tarcila Ramos, que desde o início do ano vem abraçando a causa e buscando meios para ajudar não só o autista, mas também os familiares do público-alvo. 


No auditório do Julieta Viana, ocorreu mais uma edição do Programa de Intervenção Escolar, cujo objetivo é apresentar todas as nuances referentes ao público autista para profissionais da educação. Na oportunidade, a ação foi mediada pelo Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, CRE-TEA, que trouxe como palestrante Luciana Guerreiro, que é Autista, psicopedagoga, empresária e escritora. 


Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de ouvir de uma pessoa autista tudo o que acontece em sala de aula na perspectiva do próprio aluno autista. “Os autistas pensam em velocidade diferente, eles podem ser o que eles quiserem. Compreender essa diferença é a chave para que todos os conflitos acabem dentro do ambiente escolar”, explicou Luciana. 


A palestrante também aconselhou os professores a montar estratégias com os autistas, dando palavras de incentivo e comando para que eles entendam as coisas com mais tranquilidade.


Vinícius Neiva, que é psicólogo do CRE-TEA apresentou uma série de elementos que facilitaram a melhor compreensão de como funciona o sistema neurológico dos autistas. “Às vezes, para você entender melhor o autista, você precisa ir à casa dele, pois ele vai muito pelo que o outro faz. O comportamento em casa não é o mais adequado, isso deve se refletir também nas escolas”, explicou. 


O secretário da Seduc, Gilvanei Pereira, utilizou a fala e disse que o prefeito Eriton pediu prioridades nas ações voltadas para o público dos autistas. “É uma missão dada pelo nosso prefeito que é cuidar das pessoas. Por isso trouxemos vocês aqui para que juntos podermos oferecer todo o acolhimento possível aos autistas que estudam em nossas unidades”, disse. 


Além dos citados, a ação contou com a presença da subsecretária de Saúde, Talita Ramalho; da Defensora Pública, Paula Faskomy; do superintendente da Educação, Haroldo Barbosa. 


O programa deve ter mais uma edição no início de abril, quando outros professores também devem receber a formação do CRE-TEA no município.


 
 
 

留言


CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

bottom of page