top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png

Candeias: Prefeito solicita a superintendente regional terreno do INSS para construção de novo equipamento

Entendendo que a Previdência Social não tem interesse na reconstrução do prédio onde funcionava o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no bairro do Malembá, em Candeias, o prefeito do município, Dr. Pitágoras esteve na sede da Superintendência Regional do INSS, em Recife, para solicitar o terreno junto a união.

De acordo com o gestor, o objetivo é acabar com o abandono do local, bem como implantar novos equipamentos, a exemplo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Unidade de Saúde, Casa da Mulher Brasileira, Casa do Trabalhador e/ou qualquer outro serviço de utilidade pública.

Em resposta, o superintendente Regional Nordeste do INSS, Caio Maia, disse que existe de fato a possibilidade, através de concessão por 25 anos, ou cedendo o terreno de forma definitiva para que a Prefeitura possa intervir no local e entregá-lo novamente a sociedade.

Devido a um incêndio em outubro de 2012, e abandonado há mais de uma década, o prédio do INSS segue sem solução por parte do Governo Federal e servindo de esconderijos para meliantes, focos de insetos, levando perigo aos moradores que residem nas mediações do antigo posto.

O INSS de Candeias atendia, mensalmente, cerca de 10 mil segurados, entre aposentados, pensionistas e dependentes. Com o fechamento, a população era obrigada a se deslocar para a cidade vizinha de São Sebastião do Passé, distante aproximadamente 20 km, o que gerava custo de transporte, desgaste e transtornos pelas limitações da agência daquela localidade.

Vendo o problema se arrastar, sem solução imediata e o povo sofrendo, a gestão inaugurou em janeiro de 2023 um posto avançado do INSS no Centro da cidade, o que minimizou demais os transtornos enfrentados pela população. Por lá é possível o assegurado ter orientação sobre os procedimentos legais a serem adotados, encaminhamento aos órgãos competentes de forma direta e, se oportuno, o acesso à Previdência Social, de forma rápida, prática e segura.

O resultado foi tão positivo que em pouco tempo milhares de atendimentos já haviam sido feitos, sem precisar o cidadão sair de sua cidade e enfrentar todas as dificuldades da cidade vizinha.


Idas e vindas


Não é a primeira vez que o prefeito tenta uma solução para o problema das ruínas da agência do INSS de Candeias. Ainda como vereador, em 2015, Pitágoras esteve em Brasília, com o até então deputado federal, Cacá Leão, para buscar respostas sobre o problema, mas sem sucesso. Já como prefeito, realizou uma série de reuniões com a Superintendência Regional, tanto na própria Prefeitura como na capital baiana, mas o problema só se agravava, até que conseguiu em 2022 a autorização da abertura de um posto avançado para o município.


Commentaires


PARCEIRO CANDEIAS FALA

CLIMA EM CANDEIAS 

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

bottom of page