Candeias: Centro Cultural Floresça distribui kits natalinos para crianças no Malembá de baixo
Solidariedade, amor e cuidado esta é a marca do Centro Cultural Floresça que foi fundado no final de 2018 pela escritora, poeta, arte-educadora e ativista sociocultural, Mara Santos em parceria com amigos e colaboradores no Malembá de baixo em Candeias na Região Metropolitana de Salvador, comunidade onde Mara Santos nasceu.
A ativista idealizou uma biblioteca comunitária e um acervo com mais de 1000 livros, mas infelizmente só foi possível manter o espaço físico por 1 ano por falta de recursos financeiros para manter o aluguel do espaço.
Hoje o Centro Cultural se mantém de forma itinerante, realizando atividades na rua ou em espaços cedidos por parceiros.
O Centro Cultural tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças, jovens, adolescentes e mulheres a partir dos interesses e potencialidades.
A missão hoje é apresentar novas possibilidades que estavam encobertas pelo muro da desigualdade social.
Mara acredita que se pode chegar muito mais longe através da coletividade, educação, arte e cultura. Nossa última atividade do ano foi o Natal Floresça, realizado com o objetivo de resgatar brincadeiras antigas que se perderam no passar dos anos.
Foi uma tarde bem divertida junto com crianças, jovens adolescentes e toda comunidade, e muita entrega dos membros do centro cultural que se renderam às brincadeiras.
Também foram entregues kits Natalinos e brinquedos para aproximadamente 120 crianças, jovens e adolescentes, através da parceria com a empresa 3R petroleum, milagrosa variedades Postos melhor preço entre outros colaboradores.
Além do apoio de Joedvan, Maria, Carolina, Fernanda, Natali, Ana Maria, Itnã, DK e Rafael.
Comments