top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png
BNR-728x90-ANIV-CAMACARI---02.gif

Candeias: Berço do primeiro campo de Petróleo do Brasil

Atualizado: 2 de out. de 2020

Descoberto em Candeias (BA) o primeiro campo comercial de petróleo do país, este ano também é marcado pelo decreto-lei nº 3.236, que resguarda à União a propriedade de todas as jazidas de petróleo e gases naturais encontradas em território nacional.

A Bahia é o berço nacional da extração do petróleo. Foi nesse estado que foi descoberto o primeiro campo de petróleo do Brasil, dando inicio a uma história de industrialização e desenvolvimento do país.

Comercialmente, o “ouro negro” jorrou em 13 de dezembro de 1941, quando foi perfurado o poço Candeias 1 (C-1), localizado no município de Candeias, a 50 km de Salvador.


Na época, a região era coberta de mato alto e de extensas áreas de mangue. A sonda de perfuração era transportada em carros de boi e, com muita dificuldade, os trabalhadores abriam a mata à facão para chegar ao local onde as sondas seriam instaladas.

A partir da descoberta e do desenvolvimento do Campo de Candeias, surgiu a necessidade de construção de uma refinaria. Foi assim que em 1950 surgiu a primeira refinaria de petróleo da Petrobrás, a Refinaria Landulpho Alves, localizada no município de São Francisco do Conde, cidade vizinha de Candeias.


O surgimento dessa nova riqueza incentivou, em 1953, a oficialização do monopólio estatal sobre a atividade petrolífera e a criação da empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, mais conhecida como Petrobras. Até 1965, a Bahia foi o único estado nacional a produzir petróleo.


É importante ressaltar que o estabelecimento do monopólio e a própria criação da estatal vieram juntos com uma forte campanha popular denominada o “Petróleo é Nosso”, que teve muita força em todo o Brasil, e principalmente na Bahia.


Considerado o marco do desenvolvimento da cadeia produtiva do setor petróleo no Brasil, o poço Candeias 1, após 78 anos, continua produzindo.


Na Bahia nasceu um sonho. O sonho do povo brasileiro de ter uma empresa que tivesse capacidade de se estabelecer em áreas estratégicas e tecnológicas, como a extração, produção e refino de petróleo. Com o nascimento da Petrobrás, o Brasil proclamava sua independência econômica.


Por: Sindipetro


CLIMA EM CANDEIAS 

PARCEIRO CANDEIAS FALA

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

PARCEIRO CANDEIAS FALA

bottom of page