top of page
CANDEIAS%20FALA!_edited.png

BA-523 travada: Caos na educação e no social levam manifestantes a fechar pista em São Francisco do Conde

  • Foto do escritor: Santos
    Santos
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Na manhã desta sexta-feira (12), moradores de São Francisco do Conde bloquearam a BA-523, na altura da localidade do Caípe, em protesto contra a crise na educação e no setor social do município. A manifestação reuniu pais e estudantes que denunciaram a suspensão abrupta das aulas após demissões em massa determinadas pelo prefeito Antônio Calmon.



Educação em colapso


A Secretaria de Educação, comandada por Vanessa Dantas, esposa do deputado estadual Rosemberg líder do governo na ALBA, não se manifestou até o momento sobre a paralisação das atividades. Escolas da rede municipal vivem um cenário de desorganização, com turmas que já vinham funcionando em horários reduzidos e, agora, sem funcionários, foram obrigadas a suspender completamente as aulas. O quadro aprofunda a insatisfação da população, que acusa a gestão de negligência e falta de planejamento.



Crise social e abandono


Outro ponto alvo dos protestos é o setor social, sob responsabilidade da primeira-dama Nide Calmon. Desde novembro do ano passado, o programa Pão na Mesa está suspenso, deixando famílias em situação de vulnerabilidade sem o auxílio. Além disso, a gestão municipal tem recorrido à Justiça de forma insistente para não retomar o pagamento do benefício, aumentando a sensação de abandono entre a população.


A interrupção do programa intensificou as dificuldades financeiras de milhares de famílias e ampliou os índices de insegurança alimentar na cidade, cenário que os manifestantes classificaram como “caos social”.



Voz das ruas


Os protestos desta sexta-feira refletem o acúmulo de insatisfações com a atual administração, que é criticada por não apresentar soluções concretas para os problemas enfrentados pelos setores essenciais do município. Enquanto a educação segue paralisada e o social abandonado, a população cobra respostas imediatas do prefeito Antônio Calmon e de sua equipe.



 
 
 

Comentários


CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

bottom of page