top of page
barra SOMBREADA.png
barra SOMBREADA.png

  O POVO TEM VOZ! 

CANDEIAS%20FALA!_edited.png

A relação da Pandemia da Covid-19 e a desigualdade social

Atualizado: 2 de out. de 2020

A Desigualdade Social escancarada nesta Pandemia de Covid-19, é uma realidade muitas vezes comentada, porém abafada e esquecida. Alguns dizem: "Todos recebemos a mesma oportunidade", quando analisamos dados técnicos percebemos que anualmente o número de pessoas inseridas na pobreza e na extrema pobreza aumentam de maneira alarmante, mesmo havendo campanhas e grupos de combate a pobreza, por ausência de políticas públicas que verdadeiramente funcionem, este é apenas um dos fatores que contribui para aumento dos índices.

Segundo dados de 2018, a extrema pobreza subiu no Brasil e somou mais de 13,5 milhões de pessoas sobrevivendo com até 145 reais mensais. A miséria atinge principalmente estados do Norte e Nordeste do Brasil, em maior número a população preta e parda, sem instrução ou com formação fundamental incompleta.

35 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso à água potável e metade da população não tem esgoto. Esse é o retrato que representa nossa batalha contra o coronavírus: descaso, covardia, dor e desesperança.

Segundo Máximo Torero Cullen, vice-diretor-geral do departamento de desenvolvimento econômico e social da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“A desigualdade faz com que os pobres e marginalizados tenham menos oportunidades de sair da pobreza”. Até mesmo dados de algumas pesquisas referentes a Covid-19, demonstram que em lugares mais pobres e periféricos, pela falta de acesso as necessidades básicas, existem uma maior taxa de propagação de casos e reincidência em número de óbitos por coronavírus.

A desigualdade social é um tema que vêm sendo debatido diariamente desde o início da pandemia, e alguns fóruns internacionais estão investindo em pesquisas justamente para analisar as consequências pós-pandemia, e o agravo dos problemas sociais que esta trará, porquê os números de pessoas em vulnerabilidade social tenderão a aumentar expressivamente.


Texto: Equipe @candeiasfala

Dados: @onunews e @ibgeoficial

Fotos: @cuartoscuromex

Foto: Themba Hadebe/ AP Photo

Foto: Michael Dantas/AFP


Comentários


PARCEIRO CANDEIAS FALA

CLIMA EM CANDEIAS 

CANDEIAS FALA!  NO FACEBOOK

bottom of page